quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Santa Catarina: A terra dos CAC's

Tudo começou em 2001. Nesse ano a segunda divisão do estado seria disputada por 16 times. Dentre eles estava o Clube Atlético Camponovense, o primeiro dos CAC's.

Na primeira rodada enfrentou o Fraiburgo e perdeu por 3x1. Parecia um prenúncio ruim para todos os CAC's que viessem a surgir aos poucos...

Nesse campeoanto o Camponovense fez 9 pontos e só não foi o pior clube do certame porque o Guarani de Lages conseguiu a proeza de fazer quatro pontos, em todos os 14 jogos disputados.

No ano seguinte foi penúltimo colocado do seu grupo, e só não foi o pior porque o Real de Blumenau estava na competição. O Real Sport Arte Clube tomou 25 gols nos 10 jogos e fez 9. Nada mau pra um clube que treinava em um parque aquático.

O CAC (de Campos Novos) se licenciou do futebol em 2004 após uma campanha humilhante na segunda divisão. Fez 5 pontos, e tomou 53 gols. Incluindo goleadas como 6x1 para o Marcílio Dias e 7x1 para o Atlético de Ibirama. No dia 1º de setembro o clube desistiu da competição.

Já o CAC de Canoinhas começou em 2004 com o pé direito. Na então B1 (equivalente a terceira divisão) disputada por 12 times venceu na estreia a Camboriuense por 3x2. Na segunda rodada veio então a ducha de água fria,5x1 para o Inter de Lages.

O clube terminou o campeonato com 19 pontos e só não foi o pior clube do returno porque o Real desistiu da competição...

No mesmo ano o Canoinhas licenciou-se do futebol. Sem problemas. No ano seguinte é fundado o Concórdia Atlético Clube, o CAC de Concórdia.

Excelente campanha no returno, 11 pontos, 4º lugar geral e...só. No returno foi o penúltimo colocado, terminando em 8º (de 10 times) na classificação geral.

No ano seguinte outro início espetacular. Foi líder do Grupo B no primeiro turno e...só. No returno último colocado terminando - graças a uma combinação de resultados - em último lugar geral do grupo.

De lá pra cá o CAC concordiense ameaça, mas não sobe. Nos últimos dois anos teve boas campanhas e só não subiu no ano passado porque tinha pela frente o recém rebaixado Brusque, que teve a melhor campanha do Campeonato.

No ano passado o CAC de Caçador tentou uma parceria com o NEC. Não deu certo. O clube - fundado em 2003 para a disputa de campeonatos amadores - não tinha dinheiro para montar uma equipe mas tinha a estrutura. O contrário do NEC, que tinha o time, mas não tinha onde jogar.

A "parceria" não deu certo e foi rompida. Com isso o Navegantes ficou com a vaga na Divisão Especial e o CAC teve de começar tudo do zero... Esse ano é a primeira vez que o Caçador joga somente como Caçador e tem o apoio da prefeitura - inclusive o prefeito da cidade é dirigente do clube.

E aí... Dos dois CAC's sobreviventes qual vingará? O estruturado Caçador ou o eterno quase Concórdia?

Veremos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário